sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Inglês _ 9º ano _ aula 3 (19/02/2021)

           Como todos bem sabem, nós estamos constantemente aperfeiçoando nossos meios de comunicação. Hoje em dia, nos comunicamos com nossos amigos, familiares e colegas de escola ou trabalho via internet. Neste meio, as principais ferramentas são o WhatsApp, o Messenger, o Skype, entre outros.

                      Devido à internet, a forma de nos comunicarmos também se adaptou (e se adapta a cada dia) aos novos tempos e tecnologias. Assim, sempre acabam surgindo vários "códigos" utilizados em conversas online que tornam a comunicação muito mais rápida.

                     Além disso, é comum ainda conversarmos pelo computador ou pelo smartphone com 4 ou 5 ao mesmo tempo, daí a necessidade de escrevermos rápido. Logo, a comunicação precisa aliar dois elementos: digitar menos e ser mais rápido a fim de se comunicar mais.

►Vamos ver um chat entre dois amigos. Você consegue entender o que estão dizendo?

Bob: Hey I'm HPY to meet U here! How R U?

Mary: I´m GR8!!! Nice 2 talk 2 U2. Let´s have dinner 2NITE to celebrate my BDY. I won't have a party, just a DNR and UR invited!

Bob: Sure! THX! W8 a minute, didn't you get my MSG? I sent you a nice BDY card by e-mail.

Mary: SRY, I didn't remember 2 check my MSGs last NITE. I'll do it 2NITE.

Bob: Ok. SRY but I need 2 go. I C U!

Mary: OK... I C U!! TC.   

1. Você consegue entender o assunto do texto na primeira leitura? Se não, o que mais te atrapalhou para que você entendesse o texto melhor?

________________________________________________________

________________________________________________________

Palavras cognatas são palavras que apresentam grafia e significado semelhantes em ambas as línguas, inglesa e portuguesa. Mas eu prefiro chamar de PALAVRAS TRANSPARENTES, bati o olho na palavra e já sei a sua tradução. Assim fica fácil, não é?

2. Leia o texto desta tarefa e copie as palavras transparentes que encontrar.

1. _________________________________________________

2. _________________________________________________

3. _________________________________________________

4. _________________________________________________

5. _________________________________________________

3. Forme ideias do que a frase diz a partir das palavras transparentes encontradas. 

1 __________________________________________________

2 __________________________________________________

3 __________________________________________________

4 __________________________________________________

 5__________________________________________________

4. Você consegue entender algumas das “abreviações” contidas no texto? Quais? Copie-as e dê o seu significado em português.  

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

5. Vamos ver se você consegue descobrir algumas “abreviações” depois dessas dicas. Leia os números como eles são em inglês, caso estejam agrupados às letras pronuncie-os juntos. Leia as letras que estão sozinhas como são pronunciadas no alfabeto em inglês. Estas dicas não darão certo com todas as palavras do texto, já que algumas são uma redução da palavra original. E agora? Conseguiu identificar alguma palavra através da pronúncia? Se sim, copie-a e traduza. 

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário