Advertisement
Anúncio
publicitário é um gênero textual usado para promover uma marca, produto,
serviço ou ideia para um público definido em um meio de comunicação. Com linguagem
persuasiva, o anúncio publicitário ajuda a convencer o consumidor a tomar uma
ação, que pode ser comprar um produto ou contratar um serviço.
·
São eles:
Comerciais: se referem à
compra e venda de produtos ou serviços ou à promoção de uma marca ou empresa
Culturais: divulgação de
peças teatrais, shows, entre outros espetáculos
Institucionais: para
promover uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico
Políticos: para divulgar
ideias e os próprios agentes políticos
Religiosos: para mostrar ideias
ou causas relacionadas ao tema.
·
Conheça as principais características:
- Caráter comercial
- Linguagem atrativa, criativa,
persuasiva e adequada ao público que se quer atingir
- Textos verbais (palavras) e não
verbais (imagens)
- Uso de verbos no modo
imperativo (por exemplo: Confira! Compre! Garanta já o seu!)
- Uso de figuras e vícios de linguagem.
1. Observe o Ad abaixo para responder as questões:
________________________________________________________
b) Quem é o público-alvo do anúncio?
________________________________________________________
2. A intertextualidade é o diálogo entre textos; criação ou superposição de textos. Há intertextualidade no advertisement estudado? Em caso afirmativo, qual?
_________________________________________________________
3. Marque o que encontramos no advertisement (Ad) e o identifique no campo Notes. (*Respostas em inglês, **respostas em português.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário